
A União Europeia e nove países suspenderam total ou parcialmente a compra de carne de frango do Brasil após a confirmação do primeiro caso de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em uma granja comercial de aves no Rio Grande do Sul.
A suspensão afeta a indústria de carne de frango brasileira e traz reflexos no mercado internacional.
O caso de gripe aviária no Brasil
A gripe aviária de alta patogenicidade foi identificada em uma granja localizada em Montenegro, no Rio Grande do Sul.
O impacto imediato foi a suspensão das importações de carne de frango por diversos países, incluindo a União Europeia, África do Sul, Coreia do Sul, Canadá, México, Argentina, China, Chile, Japão e Uruguai.
Suspensão das compras e acordos sanitários
De acordo com o governo canadense, a suspensão seguiu um acordo sanitário entre os países. As remessas de frango abatidas antes de 12 de maio ainda poderão ser importadas.
O Japão anunciou uma restrição parcial, limitando a importação ao frango proveniente de Montenegro (RS), enquanto outros países, como Chile, Argentina e Uruguai, optaram pela suspensão total de toda a carne de frango brasileira.
A União Europeia, a África do Sul e a China suspenderam a importação e pararam de certificar o Brasil, conforme os acordos sanitários estabelecidos.
Além disso, o governo brasileiro aguarda possíveis restrições de importação de países como os Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Filipinas.
Medidas adotadas pelo Brasil
O Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil informou que a área onde foi declarada a emergência (raio de 10 km) está sendo monitorada de perto.
Vistorias nas propriedades estão ocorrendo de forma acelerada, com 29 das 30 propriedades rurais na área perifocal (raio de 3 km) já inspecionadas.
Na área de vigilância (7 km a partir do raio de 3 km), 238 das 510 propriedades foram vistoriadas.
Na granja onde o foco da doença foi detectado, todas as aves e seus ovos foram descartados, e está sendo realizada a limpeza e desinfecção das instalações.
A boa notícia é que a doença não representa risco para os humanos pelo consumo de carne de aves ou ovos, e o Ministério garante que não há restrições de consumo.
Conclusão
A suspensão das importações de frango brasileiro por diversos países traz desafios para a indústria, mas as autoridades brasileiras estão tomando medidas rápidas para controlar a situação e garantir a segurança alimentar.
Enquanto a gripe aviária não representa um risco para os humanos, as repercussões econômicas dessa interrupção ainda são incertas, e o Brasil continua a monitorar a situação.