
Embora o prazo para a entrega das declarações do Imposto de Renda 2025 ainda esteja em vigor, é importante saber que há um intervalo de horário em que a Receita Federal não aceita novas transmissões.
A janela de tempo para envio da declaração é mais restrita do que muitos pensam.
Horário de restrição para envio da declaração
As declarações do Imposto de Renda não são aceitas entre 1h e 5h da manhã (horário de Brasília), devido à necessidade de contabilizar as que já foram enviadas e realizar a manutenção dos sistemas da Receita Federal.
Durante esse período, o contribuinte não consegue transmitir sua declaração. No restante do tempo, o envio pode ser feito livremente.
A Receita Federal garante que a capacidade de recepção dos sistemas é alta, com possibilidade de processar até 4 milhões de declarações por dia, o que minimiza os riscos de sobrecarga no sistema.
Últimos dias para enviar a declaração
O prazo para a entrega das declarações está chegando ao fim. Faltam apenas 10 dias para o encerramento, que ocorre às 23h59 da próxima sexta-feira, 30 de maio.
Até às 18h16 da última segunda-feira (20), apenas 57,78% do total de declarações esperadas haviam sido enviadas.
A Receita Federal espera que 26.693.209 declarações sejam feitas este ano.
Quem deve declarar o Imposto de Renda 2025?
São obrigados a declarar as pessoas físicas residentes no Brasil que, em 2024, tiveram rendimentos tributáveis superiores a R$ 33.888,00, como salários.
A Receita alterou o limite de rendimentos tributáveis anuais para a obrigatoriedade da declaração, que anteriormente era de R$ 30.639,90.
Contudo, esse não é o único critério para a obrigatoriedade de envio da declaração.
O portal InfoMoney lista todos os critérios que tornam a declaração obrigatória para o IR 2025 e para acessar você pode clicar aqui.
Conclusão
Não deixe para última hora. Se você se encaixa nas condições de obrigatoriedade, é importante ficar atento aos prazos e horários.
Aproveite o tempo restante para evitar erros e garantir o envio da sua declaração do Imposto de Renda 2025 dentro do prazo.